Pós-Graduação Lato Sensu Ayurveda – Medicina Tradicional Indiana

100% EADPós graduação

100 vagas disponíveis

Bem-vindo à nossa turma de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AYURVEDA – MEDICINA TRADICIONAL INDIANA!

Mais uma jornada se inicia e junto com ela, portas se abrem para novas oportunidades, novos desafios surgem ao trilhar um novo caminho. E para encará-los com sabedoria, devemos refletir qual o nosso papel nessa transformação para um mundo melhor, com mais longevidade e qualidade de vida para nós, para as pessoas e o planeta que vivemos!

Valor:

12x 489,00

Ilustração do curso

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AYURVEDA - MEDICINA TRADICIONAL INDIANA

Torne-se um especialista em Ayurveda!

Realização SATYA ESCOLA DE AYURVEDA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o nº 31.185.047/0001-09 com sede administrativa na Rua Rui Barbosa, 830, Bairro Santo Antônio de Pádua, Tubarão/SC numa parceria com a FACULDADE CENSUPEG, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o nº 10.158.686/0001-05 com sede administrativa na Av. Juscelino Kubitscheck, 627 , Centro, Joinville – SC.

INÍCIO PREVISTO:
08 de março de 2025.

CARGA HORÁRIA: 360 horas - 12 meses.

PÚBLICO-ALVO: O curso tem como público-alvo profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

AMPARO LEGAL: Resolução n. 01 de 06 de abril de 2018 do CNE e Legislação Interna. Lei 10.639/03.

ÁREA DE CONHECIMENTO:
Saúde e bem estar.

MODALIDADE: ONLINE
- As aulas serão realizadas em um final de semana de cada mês (sempre no segundo final de semana de cada mês), sábado e domingo - das 09:00 às 18:00 horas com intervalo para almoço.

O curso será realizado na modalidade 100% EAD com aulas síncronas. O aluno pode participar de qualquer lugar do mundo e acessar as aulas por meio de um computador, notebook, tablet ou smartphone. O Professor estará dando aula e o aluno poderá interagir com ele e os colegas em qualquer momento. E se, por algum motivo não puder participar das aulas ao vivo, as aulas transmitidas por videoconferência são gravadas e disponibilizadas para os alunos assistirem posteriormente. As aulas ficam disponíveis por 6 meses a contar do término da Pós-graduação. O aluno recebe a cada módulo, material de apoio, apostila digital, exercícios de fixação e avaliação.

VALOR DO CURSO
O valor do presente curso é de R$ 5.868,00 (cinco mil, oitocentos e sessenta e oito reais) que poderá ser pago à vista com desconto de 5% (o aluno deve quitar, em parcela única, o valor integral por PIX ou solicitar boleto bancário) ou em 12 parcelas fixas de R$ 489,00 (quatrocentos e oitenta e nove reais).

Para concluir a matrícula, o aluno efetuará o pagamento da 1ª parcela (no caso de optar pelo parcelamento), que poderá ser efetuado via pix ou mediante solicitação de boleto via e-mail ou WhatsApp. Os boletos bancários das demais parcelas, estarão disponíveis no portal do aluno, que deverá efetuar o pagamento até a data de vencimento, na rede bancária.

FREQUÊNCIA:
É obrigatória a frequência em pelo menos 75% das aulas, que será auferida pelo sistema utilizado.

AVALIAÇÃO:
É condição para que o aluno seja considerado aprovado em uma disciplina a obtenção de avaliação igual ou superior a sete. Ao final de módulo será disponibilizado questionário com 10 questões de marcar certo errado.

O estudante terá o prazo de 30 dias após o termino do curso para completar de assistir as aulas e apresentar os trabalhos exigidos (avaliação mensal) que deverá ser feita dentro do período entre um módulo e o próximo.

CERTIFICAÇÃO:
O certificado do curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Ayurveda, (360 horas) será expedido pela FACULDADE CENSUPEG, com sede em Joinville /SC, que tem nota MÁXIMA no MEC. O Certificado será emitido num prazo de 90 dias após o final do curso, sendo certificado físico, que será encaminhado para o endereço constante na ficha de inscrição. É de responsabilidade do aluno manter seu endereço atualizado.

Será fornecido Certificado de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu para todos aqueles alunos que completarem a carga-horária total com frequência mínima de 75%, que obtiverem nota 7 mínima ou mais em todas as disciplinas e estiverem em dia com seus compromissos financeiros e com a secretaria.

Não é necessário TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ao final do curso, conforme autorizado pelo MEC.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETUAR MATRÍCULA
a) Cópia do RG e CPF (frente e verso) ou CNH; ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);

b) Cópia do comprovante de endereço atualizado;

c) Cópia (frente e verso) do diploma de graduação

*A documentação deverá ser adicionada na secretaria, na área do portal aluno, até no máximo, 10 dias após a inscrição.

 

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Por que oferecemos um CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA?

 

O Ayurveda é uma técnica altamente eficiente como recomenda a OMS. Apesar de ainda estar em fase de construção e amadurecimento no Brasil, já consta com vários profissionais, que vem cada vez mais difundindo de forma eficiente a promoção de saúde no País.

 

Quando analisamos os dados oficiais de municípios brasileiros que oferecem Praticas Integrativas e Complementares, observamos que o número de municípios que oferecem o Ayurveda através do SUS ainda é pequeno, apesar do Ayurveda ser uma técnica muito eficiente, amplamente difundida em espaços privados. Mesmo em menor número, os últimos dados do Ministério da saúde apontam que mais de 5.000 procedimentos ayurvédicos já foram realizados no SUS.

 

Nossa escola oferece o curso livre de Formação de Terapeuta Ayurveda há 15 anos. Com essa ampla experiência, e uma equipe de professores extremamente competentes, estamos estabelecidos como formadores de profissionais do Ayurveda, firmando nosso nome no ensino do Ayurveda no país. Possuímos alunos em todos os estados brasileiros, e alguns em países estrangeiros. Oferecer a partir de agora, um curso de pós-graduação, será uma valiosa contribuição, para o crescimento acadêmico dos profissionais de Ayurveda no Brasil.

 

Temos certeza de que os conhecimentos milenares do Ayurveda, testados por várias gerações, por aproximadamente cinco mil anos de história, tem muito a contribuir com a comunidade acadêmica, sobretudo pelo seu principal intuito, o de preservar a saúde e prevenir as doenças.

 

Algumas considerações:

 

SOBRE O AYURVEDA

O Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 5 mil anos, um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

 

Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica altamente eficaz, em que o indivíduo (sua história, hábitos e estilo de vida) é o personagem principal.

 

A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. Neste contexto Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Para o Ayurveda, a saúde é um estado de completude.

 

O Ayurveda acredita que tudo no universo é composto pelos 5 elementos ou Panchamahabhutas, inclusive nosso corpo físico, são eles: Espaço ou Éter ( Akasha), Ar ( Vayu), Fogo ( Agni), Água ( Jala ) e Terra ( Prithvi).

 

Então, para compreendermos o corpo físico devemos antes compreender os 5 grandes elementos, ou seja, os pancha (5), maha (grande) e bhutas (elementos).

 

Toda a matéria no universo é feita destes elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Eles não são elementos como na nossa tabela periódica; mas estados da matéria. Éter é o espaço onde a matéria existe, ar representa o estado gasoso, fogo é o poder de mudança, água representa o estado líquido e terra a dimensão sólida das substâncias.

 

No Ayurveda estes 5 elementos se unem para formar os humores biológicos ou Doshas: éter e ar formam o Dosha Vata, fogo e água juntam-se para gerar Pitta e água e terra se misturam e dão origem a Kapha.

 

AYURVEDA NO BRASIL

A chegada do Ayurveda ao Brasil é um reflexo de sua expansão pelo mundo, que se dá essencialmente pela sua excelência como um completo sistema filosófico e prático em promoção de saúde e como uma abordagem eficiente e acessível.

 

O Ayurveda chegou oficialmente ao Brasil em 1985, por força de um convênio do Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social (INAMPS) e do Ministério da Saúde com o Instituto de Ciência e Tecnologia Maharishi (IBCTM), liderado pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi.

 

No estado de Goiás, o projeto foi oferecido à Organização de Saúde do Estado (OSEGO) e foi aceito e a partir de 1986 o projeto de implantação do Ayurveda integrado à rede pública, com um sucesso tão grande que repercute positivamente até os dias de hoje.

 

Os Vaidyas(médicos indianos) tinham muita experiência em botânica, um dos fortes objetivos deles, era identificar plantas medicinais comuns à flora do Brasil e da Índia, sendo muito experientes na prática clínica e no ensino do Ayurveda.

 

E aí aconteceu o primeiro Curso de Fitoterapia Ayurvédica para profissionais de saúde da rede pública estadual de Goiás, destinado a médicos, farmacêuticos, enfermeiros e agrônomos.

 

A partir disso, o Ayurveda começa a se propagar pelo Brasil, inicialmente com curso de 3 meses, 6 meses, 10 meses até chegar a cursos mais longos de formação (Terapeuta Ayurveda) e hoje temos diversas universidades oferecendo cursos de pós-graduação.

 

Em 2017, o Ayurveda foi reconhecido em território nacional e incluso nas PICS - Práticas Integrativas e Complementares (Portaria nº 849/2017) sendo o Ayurveda, descrito naquela portaria, como uma maneira de viver, uma abordagem de cuidado do mundo, o que pode ser entendido como um caminho de adoção de hábitos para se cooperar com a natureza e viver em harmonia com ela.

 

Vale destacar que ainda na década de 80 o Ayurveda foi reconhecido pela OMS - (Organização Mundial da Saúde) como um sistema de medicina tradicional eficiente, que deveria ser adotado por todos os países. Em abril de 2022, num esforço conjunto entre a OMS e o Governo da Índia, foi inaugurado o 1º Centro Global de Medicinas Tradicionais da OMS na Índia, na cidade de Jamnagar, no estado de Gujarat.

 

O centro tem como objetivo catalisar a sabedoria ancestral com a ciência moderna, propondo novas perspectivas para a saúde global, com base em pesquisa, evidência e prática, assim como cooperação entre indivíduos, culturas e disciplinas.

 

A criação do Centro Global de Medicinas Tradicionais, com apoio da OMS, encontra justificativas em dados: estima-se que 80% da população mundial usufrua de práticas de medicina tradicional; 40% dos medicamentos farmacêuticos aprovados são de produtos naturais; 170 Estados membros da OMS reportaram utilizar medicina tradicional.

 

Nessa inauguração, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou: “para milhões de pessoas em todo o mundo, a medicina tradicional é o primeiro porto para tratamento de muitas doenças. Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um tratamento seguro e eficaz é uma parte essencial da missão da OMS, e este novo centro ajudará a aproveitar o poder da ciência para fortalecer a base de evidências para o tradicional”.

 

Importante destacar também, que a proposta da Pós-graduação em Ayurveda aqui apresentada, está alinhada com as orientações do Ministério do AYUSH (Ministério do Estado para o Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia), do governo Indiano, que constantemente orienta, sobre como padronizar as práticas do Ayurveda, à nível internacional.

O profissional do Ayurveda no Brasil atua de forma complementar e integrativa no sistema de saúde como um todo, visando o equilíbrio do corpo físico, da mente e da energia, fazendo um diagnóstico através da história detalhada e do exame físico minucioso. Após isto, o profissional de Ayurveda orienta métodos e recursos naturais, estilo de vida, orientações alimentares (com alimentos da região e estação do ano), medicamentos naturais, atividade física moderada, rotina diária saudável com prática de yoga e meditação, e as eficientes terapias corporais (procedimentos manuais) do Ayurveda. Como a abhyanga (massagem ayurvédica), o shirodhara, entre outros. Tendo como base o raciocínio dessa linda ciência tão ancestral.

 

NOSSOS OBJETIVOS GERAIS:

 

- Oferecer uma visão aprofundada do Ayurveda, dando ênfase as práticas milenares que proporcionem a prevenção e promoção da saúde e do bem-estar, capacitando profissionais de nível superior para atuar com o Ayurveda no setor público e privado, mediante conhecimento das teorias e técnicas desse campo de atuação

 

- Instrumentalizar os profissionais de saúde que já atuam com práticas integrativas e complementares: agentes de saúde, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, área das ciências sociais, e demais áreas

 

.- Estimular agentes municipais e estaduais para que o Ayurveda, dada a sua eficiência, esteja efetivamente inserido no oferecimento das práticas integrativas para a população do SUS, para que os profissionais possam desenvolver uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado, de forma a contribuir para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS.

 

- Atender à crescente demanda de profissionais afins, no setor público e privado, para o campo do Ayurveda. Fomentando e gerindo o ensino e a pesquisa, promovendo o desenvolvimento de profissionais da área da saúde e outros setores, professores, pesquisadores e graduados. Ensinando como atuar de forma complementar e integrativa, com uma visão humanizada a partir de orientações que trazem o equilíbrio do corpo e da mente, através de recursos como: ajustes no estilo de vida, ajustes na alimentação, usos de preparados naturais e aplicação de terapias corporais.

 

- Preparar profissionais que desenvolvam pesquisas no campo do Ayurveda.

 

- Promover o desenvolvimento de atitudes éticas compatíveis e desejáveis à natureza do trabalho profissional na área do Ayurveda.

 

NOSSOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Visamos sensibilizar profissionais de vários segmentos, para um estilo de vida mais saudável, usando recursos da natureza, uma alimentação voltada para o consumo daquilo que é produzido na estação e região. Destacando a importância da auto-observação e da observação dos ciclos da natureza, das estações do ano como base de nossas escolhas diárias em termos de alimentação, demonstrando que o alimento é o medicamento nosso de cada dia.

 

- Demonstrar ao longo dos ensinamentos que nossos maiores motivos de adoecimento se encontram nas emoções, em nosso estilo de vida e por fim no ambiente e que equilibrando nossas escolhas, promovendo autoconhecimento, teremos saúde, faremos um bom gerenciamento de nossas emoções, e consequentemente teremos longevidade e felicidade.

 

- A saúde no Brasil, historicamente, exerceu um papel de cunho elitista que contemplava uma minoria com condições de pagar por tais serviços.

 

- Muitos movimentos sociais aconteceram, a saúde nacional foi ressignificada e a saúde passou a ser direito de todos e dever do Estado com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), prevendo que a saúde deveria ser universal, gratuita e de acesso igualitário a todos.

 

- Em 2006, o Ministério da saúde incorporou nos seus serviços, práticas integrativas e complementares como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, o termalismo e a Medicina Antroposófica, ampliando dessa forma a população, acesso a serviços antes restritos a prática de cunho privado.

 

- Em 2017, foram incorporadas mais 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis atualmente à população entre elas o Ayurveda.

 

- https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html

 

- Em 2018 mais 10 práticas foram incorporadas ao SUS. Totalizando hoje, 29 práticas integrativas.

 

- Conforme dados do Ministério da saúde, em 2018, as terapias integrativas estavam presentes em 9.350 estabelecimentos e em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Em 2017, foram registrados 1,4 milhão de atendimentos individuais em práticas integrativas e complementares. Somando as atividades coletivas, a estimativa é que cerca de 5 milhões de pessoas por ano participem dessas práticas no SUS.

 

- Como já citado anteriormente, a OMS, reconhece o Ayurveda e sua utilização para prevenir e curar doenças, e que esta prática não se trata apenas de um sistema terapêutico, mas um estilo de vida.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo I – INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS DO AYURVEDA PANCHAMAHABHUTAS, DOSHAS, SUB DOSHAS e GUNAS

 

- História do Ayurveda, Panorama atual do Ayurveda no mundo e no Brasil;

- Asthanga Ayurveda (os oito ramos do Ayurveda);

- Fundamentos históricos, filosóficos e cosmológicos do Ayurveda

- Estudo do pensamento Hindu/bases filosóficas do Ayurveda, as principais escolas/linhas de pensamento do hinduísmo

- Panchamahabhutas: Os cinco elementos e os órgãos dos sentidos

- Teoria dos três doshas: Estudo do Dosha Vata e seus Subdoshas; Estudo de Dosha Pitta e seus Subdoshas; Estudo de Dosha Kapha seus Subdoshas;

- Prakriti: bio tipo original

- Vikriti: bio tipo atual e os três elementos da natureza (as gunas - sattva, rajas e tamas)

 

Módulo II – ANATOMIA AYURVÉDICA

- Noção básica de anatomia e fisiologia, integrada com os conceitos do Ayurveda

- Os sete Dhatus (tecidos corporais

- As três essências do organismo (Prana, Tejas e Ojas)

- Agni: enzimas de transformação no organismo, mente e energia e as variedades de formas de Agnis;

- Srotas (canais por onde passam as substâncias) e as malas (excreções corporais).

 

Módulo III – SEMIOLOGIA AYURVÉDICA, ROGA/NIDANA/DINACHARYA

- O diagnóstico Ayurvédico: A situação de Agni-; Malas; Ojas; Srotas; Dhatus;

- A Prakriti ou Constituição Psicofísica;

- Doshas Agravados: Vikruti;

- O exame da Pele e das Unhas; O exame da Língua e dos Lábios; O exame da aparência(visual); O exame do pulso (Nadi Pariksha);

- Descrição dos procedimentos clássicos de avaliação Ayurvédica;

- A origem das doenças de acordo com o Ayurveda

- Os Seis Estágios de Evolução da Patologia

- Dinacharya: estilo de vida do dia

- Ratricharya: estilo de vida noturno;

- Ritucharya: as rotinas conforme as estações

 

Módulo IV – ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA/AHARA

- Princípios alimentares do Ayurveda e princípios da alimentação geral

- Os Doshas e a digestão

- Os sabores, ação dos sabores

- Regras para uma boa alimentação: incompatibilidade de alimentos, excesso dos sabores, Rasa, Virya, Vipaka e Prabhava

- Os 20 atributos na alimentação

 

Módulo V – FITOTERAPIA AYURVÉDICA I

- Introdução à Fitoterapia

- Aplicação da Fitoterapia no Ayurveda

- Introdução ao Dravyaguna no Ayurveda

- Classificação na fitoterapia Ayurvédica e geral

 

Módulo VI – FITOTERAPIA AYURVÉDICA II

- O uso de materiais da natureza no Ayurveda como: folhas de ervas (secas e frescas), raízes (secas e frescas), especiarias, óleos e etc.

- Preparações especiais de acordo com o Ayurveda

- Preparação caseira e natural de Choornas (pós de ervas combinados), chás, infusões, decocções, xaropes, ghee, lepas, decocções, óleos medicados, elixires rejuvenescimento.

 

Módulo VII – AYURVEDA E A MENTE

- Conceito de Mente segundo os textos clássicos do Ayurveda 

- Vida e mente, uma visão configuracional segundo os clássicos do Ayurveda 

- Alma ou o Self 

- A Natureza da Mente 

- Os Sentidos 

- As três funções da Mente 

- Disciplina da Mente 

Módulo VIII – AYURVEDA PARA MULHERES

- Ayurveda para o cuidado geral com as mulheres 

- Fases de vida da mulher: infância, Puberdade, Maturidade e Velhice 

- Fases Biológicas da mulher: menarca, menstruação, sexualidade, gestação, parto, puerpério, menopausa 

- Fases do Ciclo menstrual (ovulação; menstruação; síndrome pré-menstrual) 

- Fitoterapia Ayurvédica na saúde da mulher 

- Doenças femininas mais comuns, seus cuidados e prevenção 

- Cuidados na menopausa; envelhecer com saúde

Módulo IX- PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES/AYURVEDA E YOGA
 

- Contexto histórico da institucionalização das práticas integrativas e complementares em saúde no sus 

- Conhecendo as terapias integrativas e complementares  

- Aspectos multiprofissionais das práticas integrativas e complementares 

- Competências e habilidades do Terapeuta Ayurveda nas PICS 

- A história do Yoga,  Roda do Yoga, diferentes escolas 

- Sistema dos Pancha Koshas: investigando as 5 dimensões do ser, segundo o 

yoga 

- Yoga Sutras de Patanjali, Ashtanga Yoga de Patanjali  

- Yoga Nidra 

- Prática de yoga para os doshas (asanas, pranayamas, mudras e meditação 

para Vata, Pitta e Kapha)

Módulo X – ABHYANGA E MARMATERAPIA(TEORIA)

- Abhyanga: Significado, Finalidade, Duração, Contraindicação  

- Marmaterapia: Definição, Atuação, Estimulação, Localização dos Pontos Marmas, Reequilíbrio dos Marmas, Harmonização dos Marmas 

- Udwartana: Definição-Indicação, Componentes, Utilização de pós medicinais no Ayurveda, Pós e ervas medicinais aplicados na Udwartana, Sequência das manobras de aplicação da Udwartana. 

- Bastis: Tipo de Bastis: 

. Kati Basti (aplicação de basti externo sobre a base da coluna e seus pontos reflexos) 

. Griva Basti (aplicação de basti externo sobre a cervical) 

. Janu Basti: (aplicação de basti externo sobre o joelho) 

. Uro Basti (aplicação de basti externo sobre o coração) 

. Netra Basti (aplicação de basti sobre os olhos) 

Shirodhara, Shiroabhyanga, Pindas. 

Shirodhara: Significado, Finalidade, Indicações, Equipamentos para aplicação do Shirodhara: Substâncias utilizadas no Shirodhara, Preparação das substâncias medicadas, Aplicação: Preparação do paciente 

Shiroabhyanga (massagem com óleo na cabeça); Significado, Indicações, Procedimento 

Pindas: Detalhes de todos os tipos de aplicação de Pindas sobre o corpo 

- Indicações e contra indicações 

- Shashtikashali ou PindaSveda: aplicação de arroz cozido em ervas e leite em forma de trouxinhas sobre o corpo 

- ValukaSveda: aplicação de trouxinhas seca e quente sobre o corpo 

- PatraPindaSveda: aplicação de trouxinhas com ervas sobre o corpo

Módulo XI – PRÁTICA/ DEMONSTRAÇÃO

- Abhyanga
- Marmaterapia
- Udwartana

- Bastis

- Shirodhara
- Shiroabhyanga

- Pindas

Módulo XII – PANCHAKARMA: SHODHANA (TERAPIAS PURGATIVAS) /VAJIKARANA E RASAYANA

- O conceito de Shodhana: desintoxicação/purgação

- Indicações e contra-indicações de cada uma das cinco terapias:

1)Nasyam (shirovirechan) Terapia purgativa para os tecidos da cabeça

2)Virechana: Expurgação de pitta dosha

3)Vamana: Emese terapêutica afim de purgar Kapha dosha

4)Basti: Enema com óleo e elementos restaurativos

5)Raktamokshan

- Procedimentos preliminares (Purvakarma)

- Aplicação das terapias purgativas (Pradhana karma)

- Procedimentos posteriores de pacificação dos doshas (Paschat karma)

- Como identificar uma clínica, ou terapeuta, que ofereça o tratamento com os requisitos necessários.

- Introdução Teórica: Regras Básicas para Aplicação de Vajikarana

- Formulações Tradicionais de Vajikarana

- Introdução Teórica: Efeitos do Rasayana

- Alimentos Específicos para o Rasayana

- Formulações de Rasayanas

 

MENTORIA (Bônus):

Haverá uma aula de mentoria, oportunidade em que os alunos poderão tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do módulo anterior, estudos de casos, montagem de programas, ou qualquer outra dúvida. Será uma vez por mês, sempre na terceira terça-feira de cada mês, das 19:00 horas às 21:00 horas.

 

ATIVIDADES EXTRAS OPCIONAIS:

- Curso avançado na Índia

- Retiro para treinamento das práticas corporais(Com custos adicionais)

 

CURSO AVANÇADO NA ÍNDIA

Os alunos que concluem o "Curso de Formação em Terapeuta Ayurveda" estão aptos a realizar curso de Ayurveda avançado na Índia. Temos grupos todos os anos. Em fevereiro e outubro. Levamos grupos para os renomados centros de Ayurveda: Chauhan Ayurveda Hospital em Noida, Instituto Chakrapani Ayurveda Research Center em Jaipur, ao norte da Índia, e no AVP(Arya Vaidya Pharmacy), Coimbatore, sul da índia. O curso acontece na língua inglesa traduzido para o português. Valores são fornecidos à época da viagem.

 

TREINAMENTO DAS PRÁTICAS CORPORAIS: (Com custos adicionais)

Para aqueles estudantes, que no final do curso desejarem uma experiencia vivencial, oferecemos um retiro Intensivo de 04 dias (40 horas), realizado na sede da Escola em Tubarão/SC. Valores são fornecidos à época.

 

NOSSOS PROFESSORES:

 

DR. DANILO MACIEL CARNEIRO:

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás em 1985. Doutor em Ciências da Saúde com a Tese "Ensaio clínico duplo-cego, controlado e randomizado para testar a efetividade e tolerabilidade de um extrato seco padronizado da Equisetum arvense L. comparado com hidroclorotiazida em pacientes com hipertensão arterial Estágio I" e Mestre em Ciências da Saúde com a Dissertação ?Avaliação da atividade diurética e segurança do uso da Equisetum arvense L. (cavalinha) em humanos saudáveis? (2012), ambos pela Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. Membro da Equipe Multiprofissional do Programa de Saúde Comunitária da Secretaria de Estado de Goiás, atuando em atividades comunitárias e atividades de ensino e pesquisa, de 1988 a 2000. Especialista em Medicina Preventiva e Social/Medicina Geral e Comunitária. Especialização em Homeopatia e Acupuntura. Curso de formação em Fitoterapia e Ayurveda através de convênio do Ministério da Saúde com o Instituto de Ciência e Tecnologia MaharishI . Assistente dos médicos indianos em palestras, cursos, consultas ambulatoriais e tradutor dos professores indianos de 1987-1988 e 1990-1995. Ex-Professor convidado do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública/UFG, tendo atuado de 2003 a 2005. Ex-Diretor e Ex-Responsável Técnico do Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ( antigo Hospital de Medicina Alternativa - HMA). Membro Honorário e Ex-Diretor Científico da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA). Sócio Fundador da Sociedade Médica Goiana de Acupuntura. Membro da Rede de Pesquisa em Fitoterápicos da Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado de Goiás. Atividades diversas como profissional da saúde e professor, com destaque para as áreas de Ayurveda, Fitoterapia, Homeopatia e Saúde Pública. Autor do livro Ayurveda- Saúde e Longevidade, publicado pela Editora da UFG em 2007. Em outubro de 2009 foi lançou pela Editora Pensamento o título Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia. Em 2014 participou como coautor do livro Essência da Saúde - Plantas Medicinais e Alimentação. Em 2016 publicou o livro A verdadeira história de Dorys Leine, romance de desenvolvimento, pela Editora JBW Comunicação, Goiânia, GO. Médico Clínico na área de Homeopatia e Medicina Preventiva com inscrição regular no Conselhos Regionais de Medicina de Goiás (CRM 4644), e São Paulo (CRM 190.240).

 

FABIO DOS SANTOS GOULART:

Graduado em História. Graduando em Farmácia. Estudou Ayurveda com respeitados nomes indianos como PadmaShri Vd.Rajesh Kotecha (Chakrapani Ayurveda Hospital), dr Praveen PP (Arya Vaidya Shala), dr Chandramouleeshvaram (Ayurveda College), dr. Subash Ranade, dr Avinash Lele, dra Aditi Monga, dra Ramya Alakkal (Ashtanga Ayurveda Vidyapeedham), dr. S.S. KANKANI (Cardiologista- Ayurveda), dr  Subin KJ (Malappuram public Ayurveda hospital), dr Akshay Chauhan, dra Dharamveer Singh (Chauhan Hospital), dra Bharati Lele, entre outros. Professor da matéria Ayurveda na pós-gradução da Faculdades Integradas Espírita/Instituto Roberto Costa (Curitiba) por dois anos. Vem atuando como professor convidado nas disciplinas de Racionalidades Médicas de instituições como a Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Delta do Parnaíba e também na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FIOCRUZ. Idealizador do Colégio Brasileiro de Ciência do Ayurveda. Sócio da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Autor dos livros "Pushpa Ayurveda - O Ayurveda das Flores" (Publicado no Brasil e na Índia), "O Gita Malê" e "Índia - Entre Homens e Deuses".

 

RAFAELA CRISTINA RODRIGUES:

É comunicóloga, Pós graduada em Praticas Integrativas e complementares, professora de Ayurveda. Formação em Ayurveda pela ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda; AVP - Arya Vaidya Pharmacy - Curso de especialização avançado Residencial por três anos consecutivos em Coimbatore / Índia – Mankarai ; AGNEYA - Associação Argentina de Ayurveda - Especialização em Panchakarma através de curso Residencial de Panchakarma e acompanhamento dos pacientes do hospital Saranya na Índia em Coimbatore – Arya Vaidya Chiktsalayam & Research Intitute – SARANYA Ayurvedic; PATYL College - Curso de diagnóstico e tratamentos com estudos de casos de panchakarma, ginecologia, pediatria e imersão em herbologia, nutrição e saúde da mulher - Pune/ Índia; Arya Vaidya Chiktsalayam & Research Intitute - Curso Residencial com análise de pacientes e estudos de casos no Saranya - Coimbatore/Índia - SARANYA Ayurvedic Hospital – Navakarai.

 

DRA. RITA BEATRIZ TOCANTINS:

Graduação em Medicina, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Homeopatia. Especialista em Medicina Antroposófica pela Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos/São Paulo. Especialização em Acupuntura.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da US, Especialização em Sexualidade Humana. Formação em Ayurveda no Brasil e Curso avançado em Ayurveda pelo Arya Vaidyan P.V. Rama Varia Ayurveda Hospital & Training Academy, Coimbatore, Índia.

 

ERICK SCHULZ:

Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda e um dos diretores do Instituto Naradeva Shala. Estudou yoga e ayurveda no Brasil e Índia se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia e Eco-Hospital VaidyaGrama estes com os quais mantém constante contato e treinamento desde 2010. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil e no Chile. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala, da Escola AyurVida de Santiago do Chile e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno diretor do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).

 

ELIONICE CARVALHO SILVA:

Avaliadora do Ministério da Educação - MEC / Sinaes / BASis / INEP. Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - CEPPEV, Especialista em Consciência e Educação - ISEO com ênfase em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em MBA em Gestão Empresarial. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL e Pedagogia pela Faculdade Jardins - Centro de Educação Superior Ltda - CESUL. Exerce Consultoria e Assessoria Pedagógica. Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação Pedagogia, Administração e Serviço Social na Faculdade Barão Jequiriçá - FBJ DIGITAL, É Docente convidada no Curso em Seminário de Projeto de Pesquisa no Mestrado em Gerencia Pública e Governabilidade - Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Contábeis e Financeiras da Universidade Nacional de San Augustin - AREQUIPA/PERU. Foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação Serviço Social na Faculdade Visconde de Cairu. Atuou como Coordenadora Pedagógica e de Estágio Supervisionado no Curso Bacharelado em Serviço Social da Universidade de Uberaba - UNIUBE/MG e outras Faculdades em Salvador. Atualmente é Supervisora Acadêmica de Graduação e Docente dos componentes: Ética Profissional, Introdução ao Serviço Social, Serviço Social e Família, Serviço Social e Educação, Pesquisa Social II. Foi Aluna Especial de Mestrado em Ciências Sociais - UFBA, Curso de Extensão Universitária: Metodologia e Prática de Trabalho em Comunidade - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Curso de Capacitação para Docência em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC-EAD, Docente em Graduação, Elaborou Material Didático - FTC-EAD para o curso de Serviço Social e elaborou Avaliações para Concursos Públicos. Terapeuta Ayurveda formada pela Satya Escola de Ayurveda.

 

VANESSA SANTETTI:

Atua como Terapeuta Ayurveda, Mentora de Terapeutas Ayurveda e Professora de Formação em Ayurveda em diversas escolas. Graduada em Teatro na Escola de Teatro Roberto Arlt , Buenos Aires Argentina. Realizou a Formação em Ayurveda na Associação Brasileira de Ayurveda e a Formação de Terapeuta Ayurveda no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy - Coimbatore/India. Tem também Formação em Terapeuta Xamânico e Cura Natural Clã Lobos do Sul. Participou do workshop de Kayachikitsa ministrado pela médica chilena Susana Urrutia e Estudos de Ayurveda Saúde para Mulheres com a médica indiana Varsha Santosh. É uma estudiosa do tema Envelhecimento, tendo criado o Projeto de Saúde e Longevidade 5.0 Cinquentar com Saúde Ayurveda, dedicando-se atualmente a graduação em Gerontologia.

 

AMÁLIA IATAROLA FURTADO:

Formada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); com formação em Hatha Yoga pela escola Ananda Chandra; Introdução ao Iyengar Yoga com a professora Francis Lawrence; Curso de Vinyasa Flow com a professora norte-americana Robin Findler; Formação em Yoga pela Escola Shakti Yoga; Curso de Alinhamento de Asanas segundo o Iyengar Yoga, com Robin Findler; Curso de Introdução ao Vedanta, com Gloria Arieira; Curso intensivo de Iyengar Yoga no Yoga Study Centre em Rishikesh / Índia , Formação em Yoga Integrativa, no Centro de Yoga Montanha Encantada; Curso de Anatomia do Yoga, Asanas com Ahimsa; Formada em Yogaterapia Integrativa no Centro de Yoga Montanha Encantada; Curso de Pranayama ,Mudras e Cura Pranica no centro de yoga Montanha Encantada; Curso de Introdução a Nada Yoga e Mantra com o professor Dr Ananda Balayogui da tradição Gitananda de Pondichery, Índia; Formada em Terapeuta Ayurveda pela Satya Escola de Ayurveda; Marmaterapia e formação avançada em Ayurveda no Arya Vaidya Pharmacy –AVP- em Coimbatore, Índia.

 

TASSIANA RAQUEL GEMELLI:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Atualmente é cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Blumenau. Tem experiência na área de Odontologia Clínica com pós graduação nas áreas de Odontologia do Trabalho, Saúde da Família e Gerontologia. Formação e atuação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS em Reiki (3a), Yoga. Terapeuta Ayurveda formada pela Satya Escola de Ayurveda.

 

COORDENAÇÃO

 

NOELI DE OLIVEIRA TOLEDO

É Advogada, Pós-graduada em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Pós-graduada em Geriatria e Gerontologia. Diretora Fundadora da Satya Escola de Ayurveda. Formada em Ayurveda pelo Instituto Gayatry/ABRA com Curso avançado em Ayurveda pelo AVP - Arya Vaidya Pharmacy (Coimbatore), Chauhan Ayurveda Hospital ( Noida) e no Hospital Chakrapani Ayurveda Research Center (Jaipur), Índia. Vice-presidente do CONAYUR- Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda.

 

Para garantir sua vaga, preencha a ficha de inscrição, anexe os documentos exigidos , efetue o pagamento da taxa de inscrição via pix e será liberado seu login e senha e onde também estará disponível o respectivo boleto bancário.

 

Antes de se inscrever, pedimos que leia atentamente o GUIA DO ALUNO!!

Boa jornada.

 

Te aguardamos!

Ayurveda para todos, todos os dias!

 

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